quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ele há coisas que eu não consigo compreender, e choca-me que a comunicação social não aprofunde esta questão como deve ser e se limite a replicar o que lhe dizem como se fosse verdade absoluta.

Segundo o Record, abastecer o carro de gasolina está a ficar mais caro e as petrolíferas afirmam que nada podem fazer contra isso, que é o andamento do mercado. No entanto, apresentam lucros de 285 milhões de euros (neste caso a Galp), segundo a Agência Financeira. São mais baixos que no ano anterior, onde foram de 427 milhões, mas dá muito lucro, e a custo de quem? De quem põe gasolina todos os dias e não dá, ao final do ano, lucro nenhum à sua carteira.

Há cerca de um ano atrás, já tinha chamado a atenção para este problema aqui. No entanto, está tudo a voltar ao mesmo. Quando a crise se instalou em 2008, o barril de Brent aproximou-se dos 150 dólares e o preço da gasolina para nós ficou perto dos 1,5€ por litro. Agora, que o preço do Barril de Brent está nos 80 dólares, já temos a gasolina a 1,43€ por litro. Portanto, o preço do barril é metade, e o preço da gasolina está praticamente no mesmo. Dizem os responsáveis que há outros custos que variam. Ok, então e esses custos naquela altura desapareceram, foi?

É uma vergonha, isto, principalmente porque nada se pode fazer contra este monopólio. Venha o nuclear, venha o eléctrico, o solar ou o eólico, mas venha algo que nos permita livrar deste jugo tirano das emrpesas pretolíferas. Aí sim, veremos como os preços deles descem...

1 comentário:

Acabem Com o Gamanço disse...

Acabem com o Gamanço!
www.gamanco.blogspot.com