segunda-feira, 12 de abril de 2010

Vim ontem da Caçada de Páscoa com os meus lobitinhos. Foi uma actividade fantástica, como muitas outras, e as fotos estão quase a sair, mas queria deixar uma reflexão que penso nunca ter feito para vocês, apesar de reparar nisto várias vezes. Num mundo em que tudo está mal, tudo são comportamentos desviantes, onde a juventude parece ter um papel mais prejudicial do que contributivo na construção de um futuro melhor, cada vez que ando com os meus lobitos fardados pelas ruas das cidades, sinto um enorme orgulho neles ao ver os sorrisos que se abrem à nossa passagem. Novos ou velhos, acompanhados ou sós, muito poucos conseguem suster um sorriso de orgulho ao ver-nos passar, e muitos são os que nos dirigem palavras encorajadoras, que nos saúdam e nos elogiam por sermos assim: ordeiros, felizes, educados, de uma generosidade contagiante. Tudo passa pelos sorrisos dos meus lobitos e pelo seu comportamento exemplar. Portam-se mal? Sim, claro que sim, mas que seria se crianças entre os 6 e os 9 anos se portassem sempre bem, era sinal de desgraça futura. Mas no entanto sabem comportar-se bem, sabem estar em sociedade e desempenham bem o seu papel. Na sexta-feira éramos apenas 3 adultos (os outros adultos juntaram-se mais tarde) para os 25 lobitos que caminhavam, em fila indiana, do Cais do Sodré ao Rossio. Mas nem eram precisos tantos adultos, tal a certeza no caminhar, a ordem e o sentido de responsabilidade que vem de estarem a caminhar a atravessar estradas, em passeios diminutos ou inexistentes devido a carros mal estacionados que todos eles demonstravam, e sempre a cantar, a plenos pulmões.
Ao passarmos pelas lojas, todos vinham à rua ou desviavam o olhar para nos ver, e nos saudavam com esse sorriso de aprovação e orgulho que sinto quando vejo as pessoas a olharem para nós. O futuro do mundo são as crianças, todos sabemos. No entanto, nem todas têm a possibilidade de ter um presente que lhes permita sonhar com um futuro melhor e diferente. Estas, da nossa Alcateia, caminham para um futuro de igualdade, amizade, fraternidade, honestidade, sentido do outro e caridade. E quão brilhante se afigura esse futuro... :)
É bom que, a somar à educação das crianças, consigamos fazer sorrir as pessoas por quem passamos, consigamos fazê-las sentir orgulhosas de olharem para o futuro da sua sociedade e poderem sorrir.

1 comentário:

Anónimo disse...

O mesmo orgulho que os teus chefes sentiam há alguns anos atrás quando tu também eras lobitinho.
Mãe