sexta-feira, 19 de junho de 2009

Há um ano atrás, toda a gente andava doida com o preço da gasolina. O aumento tinha sido demasiado e todos reclamavam que a situação era insustentável. No entanto, o problema estava no mercado internacional e na cotação do barril de Brent, que serve de referência para Portugal. Em Julho de 2008, o barril de Brent custava perto da marca histórica dos 150 dólares, 147 dólares, o que se traduzia em custos para o consumidor de cerca de 1,47€ por litro. No meu caso, que tenho um carro que atesta com 40 litros, sensivelmente, significava que pagava, por depósito, qualquer coisa como 56, 57€.

Tudo mudou a partir de Julho e até Novembro, Dezembro o barril de Brent iniciou uma queda vertiginosa que permitiu que o seu preço estivesse situado nos 50 dólares por barril em Novembro, permitindo que o consumidor pagasse muito menos pela gasolina. No entanto, começou nessa altura a grande roubalheira das empresas de combustíveis. Com o mercado internacional a reduzir em 70% o preço do barril de Brent, a gasolina em Portugal atingiu, no mínimo e só nos postos dos hipermercados, a barreira do 1€, tendo até baixado ligeiramente em algumas alturas. No entanto, as grande empresas, como Galp e a BP, desceram até um valor próximo do 1,10€, não menos, o que significava uma redução inexplicável de apenas 30%, na melhor das hipóteses. Surgiram algumas vozes críticas que foram logo abafadas com uma justificação esfarrapada de que existem outros custos a adicionar a estes para o cálculo do valor da gasolina. Digo esfarrapada, porque nunca vi nenhum responsável dessas empresas a mostrar ou a justificar claramente todos esses custos. No entanto, a malta ficou contente, já que passou a custar menos atestar o carro. Eu deixei os 60€ e passei para os 40€, o que foi agradável, sim, mas considerando que poderia ter passado para os 25 ou os 30€ fico com um amargo de boca incómodo.

Finalmente, e é esta a razão do meu post hoje, a roubalheira destas empresas atinge o seu expoente hoje em dia, principalmente porque goza de uma impunidade que lhe é dada pelo facto de a comunicação social aparentemente se ter "esquecido" de tratar este assunto: com o barril de Brente cotado a 70 dólares, registando portanto um aumento de cerca de 20 dólares, a nossa gasolina em Portugal está a registar um aumento de mais de 20 cêntimos no preço do litro de gasolina, com os valores nos postos mais caros a rondarem já os 1,339€, apenas a 15 cêntimos do tal recorde de Julho de 2008. Ou seja, ontem atestei o meu carro e já paguei, por 40 litros, mais de 50€...

Resumindo e baralhando: no ano passado tinhamos por esta altura o barril de Brent a 147 dólares e a gasolina a 1,47€. Agora temos o barril de Brent a 70 dólares e a gasolina a 1,339€. É só fazer as contas... :)

Será que a comunicaçao social vai continuar a ignorar estes factos por muitos tempo? É que sabemos que só se forem pressionados é que esta malta desce os preços e deixa de ter lucros fantásticos à custa do consumidor que, supostamente, está em crise e tem cada vez menos dinheiro.

PS: há um ano atrás, considerei a hipótese de pôr o carro a GPL, mas depois a gasolina começou a descer e achei que a diferença poderia não ser suficiente para recuperar o investimento rapidamente. Com os preços de hoje, já tinha recuperado, em 1 ano, quase metade do dinheiro gasto... e esta, hein?

2 comentários:

Toonman disse...

pah, deixa o carro em casa e vai de transportes, ehehehehe.

Um pai que não sabe o que faz disse...

E é o que eu faço... bom, em casa não, mas deixo no Pragal e vou de comboio, que é outra roubalheira, mas enfim... mas ainda assim faz muita diferença :)