segunda-feira, 6 de junho de 2011

Era para vir escrever sobre a vergonha que é para mim viver num país onde metade das pessoas se demitem de tomar decisões que afectam a sua própria vida, como é o caso das eleições, para virem mais tarde fazer exigências e reclamações aos que não ajudaram a eleger, mas vou deixar isso para segundo plano e falar sobre o que ouvi hoje de manhã na Megahits, uma das rádios do grupo Renascença, um grupo que prezo muito e a quem atribuo grande credibilidade e seriedade.


Liguei o rádio e comecei por ouvir uma música tenebrosa, tipo filme de terror, que servia de fundo à frase do locutor "imagina que a tua mãe te quer adicionar como amigo no Facebook". Esta situação "horripilante" merecia da parte dos locutores uma sugestão: "O Facebook devia criar um «mother request», uma opção em que nós já sabíamos que era a nossa mãe a adicionar, e que criava ma opção de perfil para a tua mãe, em que ela não podia ver coisas como fotos tuas ou fotos onde és taggado ou assim, para não ver a bebedeira que tinhas apanhado naquela festa do outro dia". Tinha outras sugestões, mas esta foi a que me despertou mais os sentidos.

Numa era em que as redes sociais e a internet encerram tantos perigos e numa altura em que se fala tanto de utilização responsável da internet e da necessidade de supervisão por parte dos pais do tempo que os filhos passam na internet, acho de um mau gosto e de uma falta de sensibilidade que a emissora católica portuguesa, que é líder de audiências e tem uma influência grande junto dos seus ouvintes, venha advogar este tipo de comportamentos, mesmo que seja em tom de brincadeira. Não têm de advogar o contrário, e de serem uma "seca", mas podem abster-se de fazer estas sugestões, que são contraproducentes com uma rádio que, sendo de inspiração católica, deve advogar o bem e a harmonia da família. Se eu ouvisse a Cidade FM a fazer este tipo de sugestões, abanaria a cabeça em desacordo, mas pronto, seria mais do mesmo. No entanto, ouvindo isto numa emissora católica, acho bem mais grave. É que quanto mais sérios nos queremos assumir, mais atentos temos de estar a todos os pormenores. E este, meus caros, saiu-vos bem ao lado...

Sem comentários: