sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Sim, é verdade, também eu rejubilei com a qualificação de Portugal para a África do Sul. E rejubilei principalmente porque estava muito pessimista em relação à qualificação. Portugal tem jogado mal, sem chama, sem motivação, sem organização. O meu nível de exigênia pode ter aumentado agora que vejo o Benfica jogar, é certo :), mas de qualquer das formas esperava muito mais da selecção.

As opções de Queirós têm deixado muito a desejar (Pepe a trinco, por exemplo, justificar-se-ia eventualmente neste último jogo, em que precisariamos mais de destruir do que construir, ok, mas nunca nos outros), tanto no que diz respeito a convocatórias (continuo com a minha recusa em aceitar Liedson na selecção, assim como o Deco ou o Pepe, por motivos que já referi num post anterior) como a opções tácticas (Pepe a trinco, estar a ganhar por 1-0 contra a Bósnia e a 10 ou 15 minutos trocar o Simão pelo Hugo Almeida, só para dar umas ideias). E o que mais gosto é ver toda a gente, com a qualificação garantida, a desculpar tudo ao seleccionador. Portugal qualificou-se, sim, merece os parabéns, sim, mas não podemos achar que tudo o que se passou foi normal, porque não foi.

Não concordo principalmente com a teoria de que estes jogadores, coitadinhos, não fazem parte da geração de ouro, e Queirós teev azar porque não contou com ninguém da nossa geração de ouro. Sim, não temos Figo, nem Rui Costa, nem Pauleta, nem Jorge Costa, nem João Pinto, mas atentemos à equipa titular no jogo contra a Bósnia:
- Eduardo: titular no Sp. Braga, líder do campeonato português;
- Paulo Ferreira, Chelsea;
- Bruno Alves, capitão no FC Porto;
- Ricardo Carvalho, titular no Chelsea;
- Duda, titular no Málaga (possivelmente o elemento mais fraco dos 11);
- Pepe, titular no Real Madrid;
- Raul Meireles, titular no FC Porto;
- Simão Sabrosa, titular no Atlético Madrid (um histórico, pese embora o mau momento actual);
- Nani, joga regularmente no Manchester United;
- Tiago, joga na Juventus, ou Deco, titular no Chelsea;
- Liedson, titular no Sporting, um dos melhores marcadores do campeonato português

E ainda aqui falta o Cristiano Ronaldo, melhor jogador do mundo, titular abolsuto no Real Madrid e, segundo eles julgam, salvador da pátria, caso o bruxo o permita :) e o Bosingwa, titular no Chelsea (o facto da equipa que mete mais jogadores na selecção portuguesa ser inglesa é muito engraçado :) ), entre outros.

Ora afirmar que esta equipa é fraquinha é, no mínimo, ser rídiculo ou chamar parvos aos responsáveis de algumas das maiores equipas europeias por terem contratado estes jogadores, já que praticamente todos são titulares nas suas equipas que lideram ou lutam pela liderança nos seus respectivos países. Não acho, portanto, que essa história da geração de ouro seja justificação para alguma coisa.

Desejo todas as felicidades para a nossa selecção na África do Sul, e acho que, com algumas correcções e muita motivaçao de todos, Portugal pode e deve de facto fazer boa figura no campeonato do mundo. Eu vou estar a torcer por eles, mas Sr Queirós, veja lá se consegue dar um jeitinho para melhor nisso, senhor, pode ser?

Sem comentários: