terça-feira, 1 de janeiro de 2013

O início do ano é a altura ideal para se fazerem planos. Imbuídos do espírito de que tudo começa hoje, pensamos no que fizemos, mas deveríamos pensar mais no que nos propomos fazer. Como quero eu que seja a minha vida este ano? Que projetos quero começar, e que metas pretendo alcançar?

Há quem leve este propósito mais além, e pense 20 anos à frente:


Um vídeo promocional, obviamente, mas que nos deixa a pensar. Se fosse possível entregarmos a nós mesmos uma encomenda daqui a 20 anos, como gostaríamos que estivéssemos? Ou que mensagem gostaríamos de reforçar, receando que possa ser aquela que mais facilmente se esquece? Seja em termos de viagem, seja em termos de quaisquer outros planos para a vida. Quereria estar casado, com filhos? Quereria ter casa própria, ou viver com os meus pais? Quereria ter um carro topo de gama, ou ter conhecido países nos 5 continentes? Quereria estar a trabalhar no mesmo sítio, no mesmo país, ou ter mudado de vida?

Não conheço nenhuma empresa que entregue mensagens daqui a 20 anos, ou os custos de tal operação (embora continue fascinado com aquela mesa de escritório... :) ). No entanto, sei que provavelmente, no final deste ano ainda vou ter este telemóvel, e muitos de vós provavelmente também terão. Por isso, fica o desafio, que eu pelo menos já fiz: criar um lembrete, que expira a 31 de Dezembro de 2013, com todas as coisas que eu me proponho alcançar este ano. No final do ano, ao sermos lembrados do que deveríamos ter feito, poderemos ver o que de facto fizemos, e pensar no que não fizemos e no porquê. Além disto, será interessante perceber o que é que não estava nos planos mas aconteceu na mesma, bom ou mau.

Um ano é imenso tempo. Passa a correr, mas dá-nos a oportunidade de vivermos muitas coisas diferentes. Sabemos o que queremos, andamos apenas ao sabor da maré, ou planeamos o suficiente para deixar espaço para sermos surpreendidos?

Fica o desafio...

2 comentários:

sílvia disse...

Peruuuuu! este video é genial não é? diz-me que não o viste no meu blog e não me deste crédito por isso :)

Um pai que não sabe o que faz disse...

Linda, vi-o no grupo dos Portugueses em Viagem... :) massim, é espetacular o conceito.