quinta-feira, 25 de novembro de 2010

 (Foto Visão / Associated Press)

Não consigo ter opinião formada sobre os efeitos práticos da realização de uma Greve. Se, por um lado, entendo que não ajuda em nada ter o país parado, por outro não entendo que outra forma pode existir para as pessoas mostrarem publicamente a sua discordância perante as políticas tomadas pelo Governo. No entanto, se a decisão é a de fazer Greve Geral e parar o País, isso deve ser mostrado publicamente. Não acredito nos números do Governo. Mesmo que os números das sindicais sejam ligeiramente acima da realidade, o facto é que todo o dia ouvimos serviços mínimos ou fechados por todo o país, claramente provando que a adesão tinha sido significativa.

Ora se a adesão à Greve foi significativa, se tínhamos uma oportunidade histórica de mostrar a revolta da população duma forma esmagadora, alguém me explica porque raio é que não foi marcada uma manifestação nacional? Porque é que a Greve foi vivida com meia dúzia de gatos pingados em piquetes por todo o país a gritar Greve, enquanto os grevistas passavam o dia em casa, no cinema, no ginásio ou a fazer compras? O resultado é que os números são facilmente manipulados e o Governo consegue argumentar que a Greve foi ligeira e pouco significativa. Tivesse havido um ajuntamento de pessoas a começar no Marquês e a terminar na Praça da Figueira e tal manipulação seria impossível de acontecer.

Não tinha que ser uma Greve violenta ou marcada por confrontos, como noutros países está a acontecer (veja-se o exemplo, ontem mesmo, do Reino Unido), mas a manifestação pública e em massa do descontentamento civil é que tornaria esta uma greve inesquecível. Assim, será registada na história como uma simples Greve Geral, que até deu um prejuízo de 560 milhões de euros ao país, como foi vendido pelos políticos. Tudo por culpa da falta de organização dos grevistas e, logicamente, dos responsáveis sindicais, que pecaram por falta de ambição nas suas atitudes. O discurso foi bom, a estratégia é que falhou claramente...

O que ganha o país em ter os seus trabalhadores parados em casa? Nada. O que ganham os trabalhadores parados em casa? Chatices e menos ordenado ao fim do mês. Se as greves são um golpe duro na produtividade do país, então pelo menos que sejam aproveitadas para marcar uma posição, pública e inequívoca, de que as coisas não estão bem.É que ficar em casa sem fazer nada, ou ir passear para aproveitar o sol não me parece a melhor solução para quem acabou de perder um dia de trabalho no seu ordenado ao fim do mês. Mas enfim, quem o fez lá saberá porquê...

2 comentários:

Anónimo disse...

Tens toda a razão, uns vão trabalhar e é como se estivessem de férias, o melhor foi não à greve. Perdem uns miseros trocos, dá-lhes muito jeito. Grandes exemplos de vida, enganam todo o mundo, confessam-se e está tudo bem :). Os nossos governantes são os culpados do ócio. A culpa, culpa, é do socrates :)

Rui Ramos Tomás disse...

Esta greve, ao contrário do que foi dito, serviu para estimular a economia...
Que o diga a malta dos hipermercados e centros comerciais...
As "manifestações" estavam todas aí

Abraço