segunda-feira, 21 de junho de 2010

Assim sim, vale a pena ver jogos da selecção. Não tem a ver com o resultado, que é sempre bom para o ego, mas mais por causa da atitude. Hoje, quis-se ganhar o jogo, e isso fez toda a diferença. Há outros aspectos a considerar: Tiago fez um bom jogo, Fábio Coentrão continua a ser dos melhores portugueses, Raul Meireles acertou o passo e o Simão nunca deveria ter saido da equipa, não por falta de qualidade do Danny, mas por causa da táctica do professor, que precisa de extremos e o Danny não é um extremo.

Sempre disse que temos selecção para muito mais que o que tinhamos visto até agora, e continuo a achar o mesmo. É preciso é pôr esta gente a jogar o que sabe, sem invenções. Hoje o professor fê-lo, finalmente. Espero que nos próximos jogos não volte a inventar...

As contas da calculadora permitem perceber q estamos praticamente apurados, já que apenas não estaremos se perdermos com o Brasil e a Costa do Marfim der uma goleada tão grande ou maior à Coreia, o que é improvável, mas não impossível. No entanto, há aspectos que temos a considerar: o nosso grupo vai encontrar os apurados do grupo da Espanha nos oitavos-de-final, e seria bom fugirmos à Espanha, que até pode ficar em segundo lugar no grupo; as nossas transições defensivas não estão a resultar, pois quando perdemos a bola não há noção clara de quem deve pressionar é abrem-se muitos buracos no centro do terreno; o Miguel fez um bom jogo, mas é um jogador desastrado a defender, sem cabeça, pelo que não deve manter-se no onze contra jogadores como o Robinho, Kaká (devia ser despenalizado, aquela arbitragem foi vergonhosa) e demais companhia.

Quando as coisas correm mal é que se vêem os grandes jogadores, por isso esperemos que o espírito e a garra se mantenham nos próximos jogos, porque este foi o jogo teoricamente mais fácil de Portugal neste Mundial.

PS - A lesão do Deco é mais um episódio cómico neste Mundial. A assessoria de imprensa diz que a lesão é na coxa, a FPF diz que é na anca do lado direito, o seleccionador diz que é na anca do lado esquerdo, enfim, ninguém se entende. Não seria mais simples dizer que falou demais e por isso fica no banco? :)

Sem comentários: