segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ontem, o Benfica podia ter-se sagrado campeão nacional de vóleibol e futebol, e europeu de futsal. Era uma tarde em grande para todos os benfiquistas. Das três previsões, apenas uma se confirmou, e logo aquela que tinha mesmo de ser neste dia: é que a final de voleibol é jogada à melhor de 5, e este era apenas o terceiro jogo. Com a derrota de ontem, o Benfica continua a vencer a eliminatória (2-1 agora) e pode arrumar a questão na próxima semana no pavilhão da Luz; do futebol, não me apetecia nada ser campeão no sofá, e por isso que sejamos campeões no Dragão (se o Bruno Alves prometer que não mata ninguém em campo), ou na Luz na ultima jornada.

Sobrou então o futsal. O Benfica enfrentava a super equipa do Interviú de Madrid, vencedora das três edições anteriores da UEFA Futsal Cup, uma das quais frente ao Benfica. Extremamente organizados, o Interviu é uma equipa muito difícil de bater, e o jogo começou exactamente como era previsível. Galvanizado por jogar em casa e frente a 10 mil pessoas (poucos jogos de futsal terão tido uma moldura idêntica na Europa), o Benfica começou a carregar. Ricardinho fazia a cabeça em água aos defesas (ele dá uma nozada ao defesa do Interviú que até faz impressão de ver, aqueles rins do defesa devem ter ficado todos torcidos) e o guarda-redes Luis amado somava defesa atrás de defesa, cada uma mais fantástica que a outra. No entanto, o Interviú foi o primeiro a marcar, aproveitando um passe errado do próprio Ricardinho. Frieza e organização extremas ditavam o resultado até que o Joel Queirós mandou uma bomba na cobrança de um livre, a passe de Ricardinho, e empatou o jogo. As bancadas vibraram e nunca se cansaram de apoiar o Benfica, que esteve representado ao seu mais alto nível, com Luís Filipe Vieira, Rui Costa, Eusébio (padrinho desta edição) e até Jorge Jesus e o convidado ministro da Administração Interna, Rui Pereira, que esteve ao lado do presidente da Benfica.
A segunda parte começou com o segundo golo do Benfica, na cobrança de um canto. César Paulo segurou a bola e o Arnaldo fuzilou o guarda-redes Luis Amado. Um tempo depois, o Interviú volta a marcar, com Betão a finalizar de calcanhar. O jogo terminou empatado e seguiu-se o prolongamento. A meio da primeira parte, golo do Benfica. O Luis Amado faz uma reposição de bola péssima, Davi intercepta, corre grande parte do campo e finaliza de pé esquerdo. A perder, o Interviú coloca guarda-redes avançado e os nervos começam a tomar conta do público. É que um jogo de futsal é muito mais enervante que um jogo de futebol 11, porque o campo é mais pequeno e porque são menos jogadores. Não se consegue segurar a bola num canto e trocar calmamente cá atrás, como no futebol de 11, e portanto a emoção está sempre em alta. No final de tudo, com golos falhados (César Paulo falha dois chapéus por centímetros, o Ricardinho atira à barra numa jogada fantástica), o árbitro apita e o Benfica sagra-se campeão europeu de futsal.

No campo, o treinador André Lima (ex-jogador do clube, que tinha perdido a final em 2004), ajoelhou-se e chorou. Não conseguiu conter as lágrimas e chorou de alegria, o mesmo acontecendo com Ricardinho, um dos jogadores mais fantásticos que já vi a jogar futsal. Foi um jogo de nervos, onde ficou provado que o Benfica também consegue ser frio, inteligente e não cometer erros, mesmo tendo uma tendência atacante e um jogo vistoso. Ah, e somos, segundo parece, o único clube do mundo que é campeão europeu de futebol 11 e futsal. Toma lá morangos... :)

Uma ultima referência para o facto de não ter havido transmissão televisiva em canal aberto: foi a final da maior competição de clubes europeia, aconteceu em Lisboa, foi uma equipa portuguesa que jogou a final, e quem quis ver o jogo na televisão só na Benfica TV ou na Eurosport 2, com comentários em inglês de um tipo que mal conhecia os jogadores ou a modalidade. É triste que o serviço público de televisão seja esquecido, e é triste que ninguém se lembre desta modalidade que é praticada por quase tanta gente em Portugal como a de futebol 11 (quase toda a gente joga futsal com os amigos 1 vez por semana, pelo menos...). Não consigo compreender a estratégia, mas enfim, devo ser eu que sou muito lerdo...

Parabéns ao Glorioso, e agora venha domingo no Dragão para o futebol e na Luz para o voleibol. Carrega Benfica!!!

1 comentário:

Dylan disse...

Faltam poucos dias para que aconteça o mesmo no futebol. Espero eu...