quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ao fim de 29 anos, está finalmente decidido: vou comprar casa… já tinha pensado no assunto aos 10 anos, mas tínhamos acabado de nos mudar para a Charneca, e não queria mudar outra vez. Depois, aos 20 anos, quando estava mesmo, mesmo para começar tudo, resolvi não o fazer porque... a faculdade ocupava-me muito tempo e depois não tinha tempo para mobilar a casa. Agora, que estou a chegar aos 30 (apesar de ainda faltar imenso para isso, estou a trabalhar por antecipação), acho que chegou a altura de dar este pequeno passo para a humanidade, mas enormíssimo para mim.

Comprar casa, devo dizê-lo logo à partida, assusta-me muito. Todas as simulações que já fiz apontam para empréstimos de 45 ou 50 anos, o que significa que acabo de pagar a casa aos 75 ou 80 anos. Isto significa que a casa é uma obrigação mais duradoura que ter filhos, pois se eu tivesse um filho agora (muito longe disso, mas não vamos entrar por aí…) quando chegasse aos 60, 65 anos ele estaria a sair de casa e eu “livrava-me” dele. Daí que saber que vou ficar preso a um empréstimo até aos 80 anos de idade me assusta um bocado, principalmente porque vai acabar por condicionar a minha vida a longo prazo, algo que não queria. Sim, claro que em teoria é possível fazer o que queremos da nossa vida mesmo com casa, é só vender e seguir em frente, mas na prática todos sabemos que não é bem assim, e que tudo se torna mais complicado quando temos casa.

Durante os próximos tempos, irei partilhar convosco as aventuras e desventuras de comprar casa, e todas as vantagens e desvantagens, mas para já deixo apenas a sensação de gozo por estar finalmente a tratar do meu futuro. É um passo que sinto que preciso de dar, não por não gostar de estar em casa dos meus pais (descansa, mãe, gosto muito de estar convosco), mas porque sinto que preciso do meu espaço, sinto que isso me vai obrigar a crescer e a ser uma pessoa diferente, e essa ideia também me agrada…

Ah, é verdade: se alguém souber de algo, avise. Charneca de Caparica, até aos 100 mil euros, T2. O resto das especificações virão em posts posteriores...

2 comentários:

Unknown disse...

Landpiece em busca do imóvel de sonho :)

Anónimo disse...

Eu sei filho, fica descansado que compreendo que queiras dar o tal salto e peço a Deus que te ajude a construir o teu futuro.
Como sempre os teus pais cá estarão para ajudar no que fôr possível.