segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A sério que tenho procurado manter-me atento ao corropio de entrevistas e aos programas políticos que estão a ser apresentados para as eleições legislativas. Tenho tentado, mas estou quase a desistir outra vez. Estava a seguir com algum interesse Manuela Ferreira Leite (MFL), porque é líder do maior partido da oposição, e tem tido uma postura serena e que me estava a agradar. Digo estava, porque desde há 20 minutos atrás, quando li a notícia no Público sobre a sua visita à Madeira, tudo mudou.

MFL foi à Madeira visitar o território, como tem feito a muitos outro sítios neste périplo de pré-campanha (acho piada ao termo, porque é campanha na mesma, apenas está fora dos prazos eleitorais, não é nenhuma preparação... enfim, preciosismos) e disse que a Madeira era uma "bastião inamovível do PSD" e por isso justificava a referência. Até aqui, tudo bem. Mal ou bem, por meios mais ou menos normais, Alberto João Jardim tem-se mantido no poder, formando assim o tal "bastião". Agora a MFL entorna o caldo quando vem dizer que é "um bom exemplo de governo PSD", rejeitando as acusações de asfixia democrática que se vivem na ilha, com o argumento de que ali quem elegeu foi o povo, de forma livre. Então e no continente, quem votou PS foi obrigado? Será que estávamos prestes a descobrir que Portugal era uma país da África subsahariana, onde as eleições eram viciadas?

Não, MFL diz que o que aconteceu no continente é que há chantagens e pressões sobre os meios de comunicação social e sobre as pessoas. Pois, e na Madeira não há né, minha senhora? E o termo incoerência de discurso, conhece? :S

Decididamente, acho que a senhora meteu os pés pelas mãos à grande, só para angariar votos na Madeira. Ela já tinha começado a descer na minha consideração quando, no debate com o Louçã, achou que ter uma Galp privatizada a monopolizar os preços dos combustíveis e uma EDP os da luz era um pequeno pormenor. Agora, acho que entrou em queda livre...

Que se critique o que se faz cá, e as pressões que existem, acho bem, porque acredito que elas existam. Agora vir defender um outro local que faz o mesmo ou pior e há muitos mais anos, afirmando que ali é tudo legitimado pelo poder do voto das pessoas, enquanto cá no continente não é, é uma incoerência incrível de alguém que se pretende ser sério e falar Verdade. Assim, não vamos longe...

1 comentário:

Anónimo disse...

Vota MMS - http://www.mudarportugal.pt/