quarta-feira, 27 de maio de 2009

O Benfica elaborou um extenso documento onde afirma que este ano perdeu 16 pontos por causa da arbitragem. Está disponível no seu site ou clicando aqui.

Não me estranha ver um balanço destes ser feito, Afinal, estamos no final do campeonato e é preciso fazer balanços. No entanto, um balanço destes só pode ser tendencioso, como eles próprios afirmam que não o querem ser.

Sou benfiquista, e por isso estou à vontade para falar sobre isto. Teria sido bom haver a coragem de fazer uma análise honesta de toda a temporada. Argumentar que a única altura em que fomos beneficiados foi na vitória sobre o Braga é, no mínimo, irresponsável para quem quer fazer uma análise "objectiva", como se afirma no documento. Assim de repente, lembro-me da final da Taça da Liga. Podem dizer que não faz parte do campeonato, é certo, mas infelizmente tenho a certeza que se tivesse sido ao contrário, que esse jogo faria parte destas contas.

Uma análise bem feita seria subtrair a esses 16 pontos todos os que resultaram de erros de arbitragem a favor do Benfica. Aí o resultado seria mais fiel, ainda que fosse na mesma subjectivo. Mais completo ainda seria fazer uma contabilidade geral a todos os clubes, não só ao Benfica, dos pontos ganhos e perdidos por causa da arbitragem. Para que todos ficassem conscientes de que todos são beneficiados e prejudicados, uns mais do que outros, é certo.

As análises às arbitragens têm de ser feitas, e têm de ser públicas. Se há erros que não são perceptíveis e são objecto de discussão, outros há que merecem uma repreennsão clara da parte de todos os intervenientes. O problema é que quando são beneficiados TODOS assobiam para o lado. E assim, meus amigos, não se chega a lado nenhum.

No entanto, uma última palavra para o Benfica e Luis Filipe Vieira e Rui Costa: assim, com este tipo de declarações, não vamos a lado nenhum. Tentem ser honestos homens do futebol, e não honestos benfiquistas, porque o clubismo tem limites. Rui, principalmente tu, tens a possibilidade, por andares aqui há menos tempo, de trilhar caminho na frontalidade e na honestidade. Não desiludas os benfiquistas...

Sem comentários: