quarta-feira, 13 de maio de 2009


Uma mulher em Fátima carrega a filha às costas enquanto cumpre a sua promessa de se arrastar de joelhos ao redor da Capelinha das Aparições...

Secalhar, já chega de exageros, não? Ou a filha é um fardo que a senhora tem de carregar para tornar o seu sacrifício mais devoto?

Devemos respeitar toda a gente, e eu respeito. Mas há coisas que ultrapassam a minha compreensão. Não consigo conceber que Nossa Senhora fique satisfeita por ver uma mulher a carregar uma filha que dorme às suas costas enquanto gatinha pelo santuário de Fátima. Principalmente, quando a acompanha um homem que podia perfeitamente carregar com a criança enquanto a senhora cumpria a sua promessa...
Cada um deve descobrir a melhor forma de se sentir próximo de Deus, e com isso tornar a sua vida melhor. E se as pessoas entendem que é cumprindo promessas de joelhos à volta da Capelinha das Aparições que essa proximidade se consegue, então que seja. Mas esta imagem acho que supera tudo isso. Não quero julgar ninguém, nem o vou fazer, mas não consigo ficar calado perante esta imagem, é-me de todo incompreensível, e como tal devo questionar. Quem sabe assim alguém me responde e me explica as razões destes gestos e eu passo a compreender?

3 comentários:

Catarina disse...

Já fiz uma peregrinação a pé a Fátima e a vivência de Fé e proximidade com Deus é muito grande.
São dias de caminhada e de oração intensos, enquanto procuramos chegar ao destino que é a casa da Mãe.
Não fui para cumprir nenhuma promessa, mas a meu ver, o caminho em si é o sacríficio. Não é fácil percorrer os kms todos e muitas vezes só mesmo a força da oração nos faz caminhar.
A nível pessoal também me faz confusão ver pessoas em notório sofrimento, mas cada um saberá a promessa que fez e de que forma se sente mais próximo de Deus.
Se a promessa passa por levar a filha às costas enquanto caminha ou se passa por quase se flajelar (como às vezes se vêem pessoas em notório sofrimento)isso diz respeito a cada um. E diz respeito aos Sacerdotes e responsáveis da Igreja, que devem/deveriam sensibilizar as pessoas para as acções de Fé;
Mas, não seremos livres de expressar a nossa Fé e de cumprir as nossas promessas da forma como entendermos?
Acho que se irão ver sempre demosntrações mais ou menos contidas e que (até ao limite do bom-senso comum e do bem-estar da comunidade) não se deve interferir.

**

Anónimo disse...

Um dia, em Fátima, assisti a uma conversa entre duas mulheres e um homem, marido de uma delas. Uma vangloriava as suas promessas. A meio da conversa, o marido em tom de brincadeira e gozo interferiu, e disse, dirigindo-se à sua mulher: - Faz as tuas promessas, mas não metas ninguém nas tuas promessas, não incomodes ninguém com as tuas promessas.
Tal como o coração, talvez o comportamento humano tenha razões que a própria razão desconhece. Correcto? Exagero?...
Mas bolas! :) Será que alguém perguntou aquela menina se queria estar ali às costas?

Anónimo disse...

bom comeco