quinta-feira, 5 de março de 2009

Há uns tempos atrás fazia aqui neste blog as contas sobre o aumento do preço dos combustíveis, e chegava à conclusão que muita coisa cheirava mal em todo este processo. Agora, veio a confirmação:

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1367797&idCanal=57

Quero ver agora a autoridade da Concorrência a vir dizer que não há manipulação de preços. Ao demorar a fazer a actualização dos preços e ao aumentar as taxas de refinação em 25%, a Galp ganhou dinheiro para si própria e obrigou as outras gasolineiras, que têm de se abastecer na refinaria da Galp, que exerce o domínio da refinação sob a forma de monopólio, a aumentarem os seus próprios preços também, tornando os esquemas de time lag da Galp ainda mais lucrativos, já que as outras gasolineiras não podiam baixar os preços.

Os tempos são de crise, muita gente está à rasca para se orientar na vida, mas mesmo assim quem manda ainda consegue ser hipócrita o suficiente para continuar a chular a população, perdoem-me o termo. Estes aumentos na gasolina significaram centenas de euros de agravamento nos orçamentos familiares que já estavam muito pressionados pela subida da Euribor, pelo aumento dos alimentos (também provocado pelo aumento do preço do petróleo) e por toda uma conjuntura negativa. Mesmo assim, ainda houve gente com coragem para pressionar mais e para enviar para situações de pobreza milhares de pessoas...

Aqueles que, no Governo ou ao seu redor, gostam de sair em voz alta contra as injustiças deste mundo, que se pronunciem agora, que venham a público falar deste escândalo. Ou será que não dá jeito?

Sem comentários: