quinta-feira, 9 de outubro de 2008

De tempos a tempo, surgem no meu mail, e imagino que em todos os vossos, pedidos de ajuda para encontrar crianças desaparecidas. Muitas pessoas têm a tendência de, pura e simplesmente, reencaminharem o mail sem saberem se o caso está resolvido ou não. Podem estar a ajudar, sim, mas também podem estar a piorar.

Em conversa com a responsável pela linha telefónica do SOS Crianças Desaparecidas (116000 é o novo número, igual para todos os países da Europa, apesar de ainda não estar disponível em todos), fui informado que muitos pais sofrem de constantes telefonemas por parte de pessoas que querem saber se o filho já apareceu ou dar informaçoes sobre eles quando eles já apareceram. Obrigar os pais a reviver situações dramáticas não é, de todo, a melhor opção.

Assim, a solução apresentada é bem mais simples: se quiserem, de facto, ajudar a encontrar uma criança desaparecida, espalhando um mail com informações, certifiquem-se primeiro que a criança ainda não apareceu, enviando um mail para soscrianca@net.sapo.pt . Eu fiz isso por causa de um mail que recebi e recebi uma resposta horas depois, informando-me que a criança já tinha sido encontrada, pelo que não reenviei o mail, evitando prolongar uma corrente que não vai ajudar nada nem ninguém.

Já agora, um aviso em relação a estas correntes: quando quiserem reenviar mails para a vossa lista de contactos, usem o campo Bcc, não o campo Para. Assim, evitam que pessoas desconhecidas tenham acesso a listas infindáveis de mails para venderem, uma das razões pelas quais aparecem muitos pedidos de ajuda que depois se verificam serem falsos.

Já que estamos numa de informação sobre Crianças Desaparecidas, se quiserem de facto saber quais as crianças que estão oficialmente desaparecidas, consultem o site da PJ através deste link aqui.

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