sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Eu sou daquelas pessoas que tem a sorte de poder ter o rádio ligado todo o dia. Agora, por razões maternais, pois as minhas colegas de redacção estão com licença de maternidade, posso até dar-me ao luxo de cantarolar as músicas que ouço, o que é fantástico. Tudo isto seria, portanto, perfeito, não fosse o problema das rádios portuguesas serem todas iguais e darem todas as mesmas músicas, todos os dias e mais do que uma vez por dia, até.

Eu até gosto de músicas comerciais, que todos conhecem, porque vou fazendo o meu karaoke, sossegado no meu cantinho. Mas caramba, tenho de estar todos os dias a ouvir o The Story, da Brandi Carlile, o Entre Achados e Perdidos, da Mafalda Veiga, o Viva La vida, dos Coldplay, o Intervalo, dos Perfume, os Classificados, com a Rosa do teu jeito de ser, a Amy Winehouse, e o tears dry on their own e o Rehab, e o André Sardet, com o Adivinha quanto gosto de ti, algumas delas mais do que uma vez por dia, na mesma rádio???

Será que não existem outras músicas boas nestes albúns dos artistas do momento? E mesmo quando variam, dá o Toc-Toc, dos Da Weasel, o Sagres, do Represas, Linkin Park, e pouco mais. Ou seja, variam sempre para as mesmas coisas, o que não é variar muito... Até o tipo da Comercial que faz o programa à tarde tem sempre a mesma saída: «Já a seguir ao intervalo, outro Intervalo, este dos Perfume, com Rui Veloso». O trocadilho, em si, já não tem muita piada. Ouvi-lo todos os dias, então, torna-se excruciante...

RFM, RR, Mega FM, Comercial, Cidade FM, todos tocam as mesmas músicas todos os dias, quase às mesmas horas. Não será possível, senhores locutores, obedecerem menos às playlists das editoras e diversificarem um pouco mais a oferta, já que existe tanta música boa? Ah, e aquela ideia do rácio de música portuguesa obrigatória, que não sei se chegou ir para a frente, devia ser cumprido, pois a grande maioria da música é inglesa. Há tanta música boa por cá, porque é que temos sempre de ir buscar os de fora? Sim, eu sei, as editoras...

Agora (re)descobri a Antena 3, que parece diversificar um pouco a oferta em relação às outras, vamos ver é se não as repete todos os dias.

É verdade que tenho sempre a opção dos MP3 caseiros, compilações de albuns meus e pronto. Sim, mas rádio é rádio, tem notícias, tem os locutores que, em alguns casos, até são muito bons.
Enfim, agora é esperar que as editoras definam novas playlists para termos música nova. Só é pena é albúns bons terem apenas destaque de uma ou duas músicas, nem sempre as melhores, e cairem no esquecimento, depois de serem repetidas essas poucas músicas até à exaustão durante um mês...

Sem comentários: