quinta-feira, 7 de agosto de 2008


O Público avançava hoje com a notícia de que uma das medidas para diminuir os níveis de poluição na cidade de Lisboa era o aumento das portagens para carros só com uma pessoa. Mais uma vez quem se lixa é o Zé Povinho... a questão não está, quanto a mim, na diferenciação dos preços das portagens, pois sou defensor dessa medida há muito tempo. Acho é que a diferenciação devia ser ao contrário: quem transportasse mais pessoas no carro, teria direito a descontos nas portagens, pagaria menos por cada pessoa a mais que transportasse (até ao limite, claro, senão qualquer dia tinhamos chapas em Lisboa, e isso não... :) )

Assim, encorajávamos os que podiam a juntarem-se e não penalizávamos aqueles que, por necessidade, têm de circular sozinhos nos carros. Falo dos comerciais, falo de pessoas que trabalham longe dos transportes públicos e que não têm mais ninguém para partilhar boleias, etc, etc, etc...

O que vai acontecer é que os concessionários e o Governo vão então encher mais ainda os bolsos com as portagens mais caras, e em vez de caminharmos para uma diminuição do custo das portagens em pontes que já estão pagas há imenso tempo (no caso da 25 de Abril) não, caminhamos para uma maior pressão sobre as bolsas dos portugueses, que por estes dias andam cada vez mais espremidas. Sim, porque há de facto muita gente que tem a necessidade de ir sozinha para Lisboa.

Porreiro, pá...
Link para a notícia do Público aqui.

Sem comentários: