sexta-feira, 20 de junho de 2008


E pronto, já fomos... todas as expectativas criadas com a participação de Portugal no Euro2008 foram, desapareceram, embrulhadas num rol de asneiras cometidas pela equipa portuguesa durante o jogo com a Alemanha. E em equipa estou a incluir o seleccionador. Sempre critiquei uma série de coisas em Scolari, sempre fui um dos "profetas da desgraça" que o Ricardo falava - pelos vistos, tinhamos razão nós e o Matthaüs, quando disse que eras o elo mais fraco, né?

Quando um treinador de uma equipa de futebol é teimoso, ou arrogante, tem de mostrar ainda mais que as suas opções teimosas e arrogantes resultam. Mourinho é assim, e os resultados permitem que continue a sê-lo, Scolari tentou sê-lo, mas não conseguiu e agora tudo lhe cai em cima, e com razão...

Diz-se que agora todos criticam Scolari, quando dantes o apoiavam. Não sei muito bem se o apoiavam, ou se lhe davam margem de manobra porque ele trazia resultados. Como é que se apoia um treinador de uma equipa que, a perder, retira o Nuno Gomes, que estava a fazer um excelente jogo, e coloca o Nani, passando o Ronaldo para ponta-de-lança, posição onde ele é uma nódoa, pois não vem de trás, como eu sempre disse? Aliás, basta ver a cara de espanto e incredulidade do Nuno Gomes quando viu que era ele que ia sair, e o abanar de cabeça descontente que o Ronaldo fez ao olhar para o banco quando o Nuno estava a sair de campo; como é que se apoia um treinador que aposta sempre num guarda-redes como o Ricardo que, apesar das grandes defesas que pontualmente faz, mostra total incompetência a sair dos postes, como se viu no 3º golo da Alemanha (precedido ou não de falta, pouco interessa, aquela bola tinha de ser do guarda-redes); como é que se apoia um treinador que coloca, jogo após jogo, a mesma equipa, no mesmo sistema táctico, indiferente aos jogadores que tem em campo (viu-se o resultado no jogo com a Suiça, um 4x3x3 sem qualquer médio de transporte e construção de jogo é um tiro no pé autêntico, pedia-se o 4x4x2 e o jogo pelas alas); e isto para dar apenas alguns exemplos.

Ninguém retira a Scolari a capacidade de, enquanto treinador, trabalhar o lado psicológico dos jogadores, unindo-os e motivando-os. Mas a capacidade táctica, de leitura de jogo, também conta muito hoje em dia. E nisso Scolari tem, pelo que mostrou na Selecção, muito pouco do seu lado.

O tempo dirá se terá sucesso no Chelsea. Para mim, não terá, por aquilo que mostrou na nossa Selecção.

Quanto a Cristiano Ronaldo, parece estar cheio de vontade de rumar a Madrid. Além de ser uma falta de respeito para com os adeptos do Manchester, que sempre o apoiaram, e para com o clube, que lhe deu tudo o que ele tem hoje, é uma jogada errada, pois o Real, hoje em dia, destroi mais jogadores do que cria. Ali, só sobrevivem os fortes em cabeça. E Cristiano Ronaldo, depois da final da Liga dos Campeões, mostrou também neste Euro2008 que quando se exige mais dele, ele desliga do jogo e passa ao lado.

Uma ultima palavra para os 5 capitães que Scolari escolheu: em vez de escolher um líder no grupo, mesmo que mais fraco, resolve repartir por 5 essa responsabildiade. Portugal não teve um capitão, e a falta dele ontem, durante o jogo, foi por demais evidente na falta de alguém que mandasse tudo às urtigas e motivasse Portugal dentro de campo. Um exemplo: no final do jogo, todos os jogadores se dirigiram a Ballack para festejar a passagem. Onde é que andava o Cristiano Ronaldo, o nosso "capitão"? Cabisbaixo, sozinho, a abandonar o relvado sem confortar os seus colegas... Isto é um capitão?

3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Acho q tens realmente algum problema com o Ronaldo...

LOL