segunda-feira, 16 de julho de 2007

Há muitos anos atrás (sim, bem mais do que eu gostaria, mas que fazer, o tempo não pára…), a televisão e os jovens de então viram surgir um dos desenhos animados que marcou uma geração. Bom, uma geração não, talvez meia geração. Bom, meia talvez não, meia-dúzia de pessoas. Bom, meia-dúzia talvez não, só mesmo a mim…:)
Bom, não sei quantos marcou, mas ainda hoje toda a gente se lembra dos Transformers, um grupo de veículos terrestres e aéreos que viviam num planeta chamado Cybertron e que lutavam entre si. De um lado, os Autobots, os bons da fita, do outro os Decepticons, os maus da fita.

Do lado dos Autobots, Optimus Prime, um grande camião vermelho com um atrelado muito bem equipado de armas e afins. Na BD, o atrelado desaparecia de cena quando ele se transformava e aparecia como que por artes mágicas quando ele voltava à forma original. Do lado dos Decepticons, Megatron, um avião de combate, era o líder que tentava tomar controle do planeta.
Foram tempos áureos, de lutas entre o Bem e o Mal, em que a amizade juntava aqueles seres mecânicos e todas as crianças que, como eu, se especavam em frente à televisão a vê-los. O bom do Megatron bem tentava, mas os Autobots conseguiam sempre salvar o dia, e ainda tinham humor…:)

Passados mais de 20 anos desde a data de lançamento da BD na televisão, eis que surge a versão cinematográfica em carne e osso do mesmo projecto (o filme em BD foi lançado há uns anos atrás). Assim que soube que o filme ia ser feito, prometi a mim mesmo que o ia ver ao cinema. Nem sequer me interessavam as críticas, pois o que estava em questão era reviver a infância.
E assim fui, ontem, vê-lo ao cinema.
Posso dizer-vos, com toda a certeza, que não saí desiludido. O filme está excelente!!!!!! Ok, não tem um enredo com nada de original, não tem uma profundidade narrativa impressionante, tem todos os efeitos dos blockbusters de Verão que só servem para ganhar dinheiro. Ok, e então? Era isso mesmo que eu estava à espera, 2 horas de pura acção e os meus super-herois preferidos no ecrã…:D
Ver o Optimus Prime, a dispor a sua vida para salvar s humanos, saber que entre nós existem pessoas que merecem ser salvas, ouvir aquele barulho tão familiar das transformações que ainda tentei pôr aqui mas que iria parecer estranho e por isso fiquei quieto…enfim, o filme é uma grande malha: muita acção, pouco suspense, muita vontade de ver os bons acabarem com os maus com uma pinta do caraças, e os carros, meu Deus, os carros…:) Ah, e sempre com humor à mistura (a cena romântica do Bumblebee é muito divertida, apesar dos poucos efeitos práticos que resultaram daquela avaria…)
E agora que os Autobots ficaram a viver entre nós, tomando conta de nós e zelando por toda a humanidade, e que o Megatron conseguiu escapar da prisão a que estava sujeito na Fossa Laurentina (realmente, só mesmo os parvos dos humanos para pensarem que uma mera fossa de água com 10 kms de profundidade iria conseguir segurá-lo…), estou ansioso pelo 2, a sequela que me vai fazer relembrar mais um pouco da minha infância perdida.

Ok, não resisto a tentar: GXGXGOUGOUGUGUGÚGÚ. Que tal, ficou parecido??? Eu acho que sim…:)

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Ricardo! Long Time No See! e os transformers também =) Fui ver a estreia, da qual já estava À espera há um ano! Espectacular.. Megatron, tudo!