domingo, 22 de julho de 2007

Harry Potter e a Ordem da Fénix é o mais filme da saga Harry Potter, que terminará (será?) daqui a dois filmes, com o nosso querido Harry Potter a terminar o seu sétimo e ultimo ano na escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts. Para quem não gosta de ler, estes filmes servem bem para perceber a história e até conseguir seguir a evolução. No entanto, quem gosta de ler, como é o meu caso, e devorou todos os livros até agora escritos por J.K. Rowling, acha todos estes filmes...... divertidos, sim, mas muito incompletos.

Para mim, a grande vantagem, que também pode ser uma desvantagem caso o imaginário não encaixe no nosso, dos filmes é o facto de nos permitir criarmos uma base imaginária que nos permite visualizar melhor aquilo que lemos. No meu caso, o imaginário que fazia do livro encaixou quase na perfeição no filme (exceptuando a sala comum de Gryffindor, que imaginava ser maior, e o refeitório, que imaginava ser uma sala circular com mesas redondas também), e isso trouxe-me imensas vantagens, pois mesmo que eu leia coisas que não aparecem no filme, é-me muito fácil fechar os olhos e imaginá-las, pois o filme dá-me essas bases e com elas a minha imaginação voa quando leio os livros.

Deixo essa recomendação: vejam os filmes da saga, porque estão bons, mas leiam também os livros, porque são muito melhores e bem mais ricos. Para aqueles que não leram o livro mas viram o filme, informações adicionais que não viram: Ron e Hermione foram eleitos prefeitos, o que deixou a família Weasley muito orgulhosa do seu filhote desastrado; Ron entrou para a equipa de Quidditch para a vaga deixada pelo Oliver Woods, que acabou a escola; e sim, há muitos jogos de Quidditch durante o livro, já que no filme parece que a modalidade deixou de existir, pois não há qualquer referência a ela. E ainda só vou a 1/3 do livro, só para terem uma ideia.

Por isso, já sabem: leiam os livros, é bem mais divertido e estimulante...:)

1 comentário:

Anónimo disse...

Sou fãnzérrima dos livros, e digo que o último está um estrondo! Esclarece muitas dúvidas levantadas ao longo das aventuras e surpreende com outras tantas. Terminei a leitura ontem e .....não vou contar, lolol.