quinta-feira, 19 de maio de 2011

Quando estamos para comprar casa, existem duas opções em cima da mesa: o arrendamento e a compra, com o respectivo empréstimo no banco.

As duas opções andam em pé de igualdade, principalmente porque a lei do arrendamento precisa de ser alterada, e porque os senhorios pretendem, com o aluguer das casas, pagar a mensalidade do empréstimo e ainda ficar com algum para eles, o que torna as rendas altíssimas.

Hoje, no entanto, saiu uma notícia que vai fazer pender claramente a balança para o arrendamento: todos os órgãos noticiam que os bancos passaram a poder alterar os spreads sem aval dos clientes, à sua vontade. Sim, ok, a notícia diz que só podem alterar por factores muito fortes, mas todos conhecemos a facilidade com que surgem "factores externos de importância" para justificar ir aos bolsos dos portugueses. O engraçado é que, segundo a notícia, há 8 meses atrás esta medida, não legislada na altura, foi considerada abusiva pelos mesmo que agora aprovam isto como medida legal. Muito provavelmente os bancos na altura disseram "ok, nós agora recuamos, mas daqui a uns mesitos, como quem não quer a coisa, vocês aprovam isso como lei". Meu dito, meu feito.

É uma vergonha que se continue a atacar o bolso dos portugueses em perceber que se esse bolso ficar vazio o país entra em colapso e nem os grandes empresários terão quem lhes compre seja o que for...

Com esta medida vergonhosa e sem qualquer sentido, uma vez que os montantes dos empréstimos já sofriam alterações para se ajustarem ao mercado e à realidade económica, eu perco ainda mais a pouca vontade de recorrer ao banco para pedir seja o que for. Casa é alugada, carro é usado e baratinho, tudo para não ter que pedir empréstimos. Porque isto, meus senhores, é uma vergonha nacional...

Sem comentários: