sexta-feira, 17 de julho de 2009

Críticas de cinema do Público - Não ler antes de ver

Estreou ontem o 6º filme do Harry Potter. Estou com muita vontade de o ver, mas ainda não o fiz. No entanto, queria aqui falar de algo que acho inadmissível em relação a este filme.

No site do Público, em http://cinecartaz.publico.pt , está uma crítica do filme, da parte de Mário Jorge Torres, um dos críticos de cinema do Público, que é uma perfeita idiotice. Este senhor, no dia de estreia de um filme que, enquanto parte de um conjunto de filmes, tem no seu enredo revelações importantes e inesperadas, resolve contar o filme todo na sua pseudo-crítica, revelando todos os pormenores que os trailers e todos os outros críticos em todo o mundo nunca falaram, para manter o suspense para quem não leu os livros e tem seguido a saga no cinema. (Eu sei que a tendência quando se diz não é contrariar, mas a sério, se quiserem ler façam-no só depois de verem o filme)

Esta parvoíce toma maiores proporções porque o senhor revela um estranho desconhecimento do filme, ao conseguir dar 3 batacoadas de todo o tamanho na sua crítica, erros que não seriam possíveis de acontecer se ele conhecesse a obra de J.K. Rowling: não sabe o nome da família do Ron, chamando-a de Wheatley (qualquer coisa parecida com o nome de uns cereais), em vez de Weasley, "quiditsch" em vez de Quidditch, e a afirmação de que o professor Snape é o super-vilão, esquecendo-se daquele senhor que estava morto, mas nunca morreu, do qual as pessoas nem se atrevem a dizer o nome. Se o Snape é super-vilão, este é o quê? O Hiper-mega-jumbo vilão?

Eu sei que os críticos têm sempre opinião sobre tudo o que é cinema (e quase sempre negativa, parece que é pré-requisito falar de mal de tudo o que sejam filmes de grandes orçamentos e que agradam a muita gente), mas não haveria alturas em que mais valia ficarem calados? E o site do Público, irá continuar a pactuar com este senhor e deixar lá a crítica dele apesar dos pedidos para que seja retirada?

1 comentário:

Aprendiz de Viajante... disse...

Concordo plenamente! Aliás, só lá vou ver os que eles recomendam, porque normalmente aparecem bons filmes do circuito "não-americano"... o resto das criticas é, na minha opinião, lixo...

Ou será que não há alturas em que nos apetece ver um filme "levezinho", sem "história", para relaxar um bocado? Esse desejo não é legítimo e não merece ser tido em conta?

Enfim... para outras críticas uso o cinema ptgate, gosto bem mais!

Mas os peritos são eles... não sou eu! :-D

Abraço